Projeto SATO

Projeto SATO

O projeto Self-assessment Towards Optimization of Building Energy – SATO, financiado pelo programa HORIZON 2020, da Comissão Europeia, liderado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, integra 16 parceiros europeus da academia e dos setores públicos e empresariais - Politécnico de Milão e Universidade de Aalborg, EDP, Sonae (Worten), Siemens (delegações portuguesa e austríaca), Vieira & LopesCYPE SOFTKnaufXTEL Wireless AppsCore Innovation and Technology e EK Energiekonzepte AGAgência Municipal de Energia do Seixal, Município de Milão e a Cooperativa de habitação Frederikshavn Boligforening. Teve início no mês de outubro de 2020 e tem a duração de 36 meses.

O projeto visa otimizar o desempenho energético dos edifícios residenciais e de serviços, incluindo o dos seus equipamentos consumidores de energia, através da criação de uma plataforma de autoavaliação e otimização do consumo de energia, que integra todos os equipamentos e dispositivos que consomem energia.

A plataforma SATO irá demostrar como a autoavaliação e otimização podem diminuir o consumo de energia, aumentando a flexibilidade do sistema e contribuindo para maior satisfação dos utentes. No concelho do Seixal, serão desenvolvidos dois projetos-piloto, um no edifício dos Serviços Centrais da autarquia e outro em 50 edifícios de habitação, por forma a integrar a plataforma SATO.