Projeto Escape Room Energia

Projeto Escape Room Energia

A medida Escape Room Energia, financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, baseia-se num conceito altamente inovador, denominado Escape Room, de grande sucesso, um pouco por todo o mundo. O Escape Room, um conceito surgido na Califórnia, é um jogo, de presença física, que mistura aventura e raciocínio, cujo objetivo será encontrar uma forma de escapar, de um determinado local, num tempo máximo estabelecido.

A AMESEIXAL - Agência Municipal de Energia do Seixal, é a entidade promotora da medida, que conta com a parceria da S.ENERGIA – Agência Regional de Energia dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, da ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida  e da AREANATejo – Agência de Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo.

A referida medida terá como fio condutor a eficiência energética, numa abordagem, muito particular, aos setores da eletricidade e do gás. Os jogadores serão convidados a entrar num espaço e a seguir diversos tipos de pistas, por forma a encontrarem a solução de um mistério que lhes permitirá concretizar a “fuga”.

A medida pretende aproveitar o muito atual conceito de Escape Room e transformá-lo num instrumento pedagógico, que se pretende inovador, recorrendo, para isso, a inúmeros quebra-cabeças, quizzes e charadas, através dos quais, os jogadores, irão conhecer boas práticas energéticas, identificando as melhores tecnologias e soluções em matéria de eficiência energética, visando, em última instância, a redução do consumo de energia e a proteção do ambiente. O carácter lúdico e divertido do jogo contribuirá para um maior envolvimento dos participantes, estimulando a sua aprendizagem, de uma forma aprazível mas, ainda assim, dinâmica.

A medida foi concebida de forma a maximizar o seu impacto junto de um público-alvo específico, os alunos. Desta forma, promover-se-á a adoção de hábitos de consumo de energia mais eficientes, junto dos referidos consumidores, capacitando-o, assim como as suas famílias, para a tomada de decisões mais conscientes e válidas.

Neste contexto, destacamos os principais objetivos desta medida:

- Transformar um conceito altamente inovador e de grande sucesso, um pouco por todo o mundo, num instrumento pedagógico e de carácter lúdico, através do qual os consumidores irão conhecer boas práticas energéticas e ambientais, aprendendo, ainda, a escolher as soluções de eficiência energética mais adequadas para reduzir o seu consumo de energia. Esta abordagem, muito original, ultrapassará inúmeras barreiras de mercado, no que respeita à eficácia da transmissão da mensagem;

- Criar uma ferramenta, que permitirá a divulgação de informação, a diferentes públicos, incentivando a participação ativa dos consumidores e garantindo o seu envolvimento;

- Realizar, complementarmente, atividades de sensibilização, dirigidas a jovens entre os 10 e os 18 anos, que visem reforçar o conhecimento sobre a eficiência energética e as energias renováveis;

- Atingir grupos de consumidores menos informados, frequentemente info-excluídos, especialmente os mais vulneráveis, que, normalmente, se fixam em regiões deprimidas do ponto de vista social ou económico;

- Dotar o público-alvo de conhecimentos que os tornem mais aptos a tomar decisões conscientes na área da eficiência energética.

 

Medida financiada no âmbito do Plano
de Promoção da Eficiência no Consumo
de Energia, aprovado pela Entidade
Reguladora dos Serviços Energéticos.