Seixal aderiu ao Acordo Cidade Verde

Seixal aderiu ao Acordo Cidade Verde

O Município do Seixal aderiu ao Acordo Cidade Verde, um projeto da Comissão Europeia, lançado no passado mês de outubro.

O Acordo Cidade Verde é um movimento de cidades europeias, dedicadas a proteger o ambiente. Ao assinar o Acordo Cidade Verde, os líderes concordam em tomar ações que tornem as cidades espaços mais verdes, limpos e saudáveis.

O Acordo Cidade Verde une presidentes de câmaras municipais e líderes de governos locais, de toda a Europa, em torno de uma visão comum, em que, até 2030, as cidades serão locais atrativos para viver.

No Seixal, serão cinco as áreas-chave a abordar: a qualidade do ar, com o cumprimento das diretrizes da Organização Mundial de Saúde; a qualidade da água, com a melhoria da qualidade e eficiência no uso da água; a natureza e biodiversidade, com a conservação e melhoria da biodiversidade urbana, aumento na extensão e qualidade das áreas verdes e recuperação de ecossistemas urbanos; a economia circular e resíduos, com a garantia de uma melhoria, significativa, na gestão dos resíduos urbanos domésticos, uma redução importante na geração de resíduos e sua deposição em aterro e um aumento substancial na reutilização, reparação e reciclagem; o ruído, com a redução significativa da poluição sonora, aproximando-se dos níveis recomendados pela OMS.