Nova etiqueta energética a partir de março

Nova etiqueta energética a partir de março

No dia 1 de março, entram em vigor as novas etiquetas energéticas dos eletrodomésticos, visando quatro dos quinze grupos de produtos atualmente abrangidos pela etiquetagem energética.

Nos últimos 25 anos, a etiqueta energética, da União Europeia, tem sido um instrumento essencial de apoio ao consumidor, na compra de produtos energeticamente mais eficientes. A mesma impulsiona, também, a indústria, motivando os fabricantes a inovar e a desenvolver produtos mais eficientes, que se apresentem nas classes superiores da escala energética.

A evolução tecnológica dos produtos promoveu vários ajustes na escala de eficiência energética, conduzindo à introdução de classes com «+». Neste momento, a maioria dos produtos no mercado encontram-se nas classes superiores, tornando o sistema pouco eficiente e claro para o consumidor.

Atendendo a este facto, a Comissão Europeia publicou o Regulamento (UE) 2017/1369, reviu e atualizou alguns dos procedimentos de ensaio para determinação do desempenho energético dos produtos etiquetados, o que resultou numa nova etiqueta energética, com um novo grafismo e uma nova escala energética, entre A e G, comum a todos os produtos.

Os eletrodomésticos abrangidos, nesta primeira fase da mudança, são máquinas de lavar louça e roupa e máquinas combinadas de lavar e secar roupa, aparelhos de refrigeração, incluindo aparelhos de armazenagem de vinhos, televisores e ecrãs eletrónicos.

Mais informações em novaetiquetaenergetica.pt, da responsabilidade da ADENE - Agência para a Energia.