Seixal apoia energias renováveis

Seixal apoia energias renováveis

A Autarquia está a implementar mais um apoio ao movimento associativo, através da promoção da instalação de sistemas solares fotovoltaicos, visando o autoconsumo. Disponibiliza, para isso, um apoio financeiro, a fundo perdido, até 50 por cento do investimento total, num montante máximo a atribuir de 4.500 euros por instalação.

O apoio é regulado pelo Regulamento Municipal de Apoio ao Movimento Associativo, do Município do Seixal, para instalação de sistemas solares fotovoltaicos, publicado em Diário da República, de 1 de outubro de 2019.

A AMESEIXAL disponibiliza todo o apoio técnico, gratuito, às instituições que o solicitarem, durante as várias fases de implementação do projeto, nomeadamente a elaboração de caderno de encargos, o lançamento do concurso ou a consulta de mercado, assim como a avaliação técnica e económica das propostas recebidas e a preparação do contrato a celebrar com a empresa instaladora.

A instalação de sistemas solares fotovoltaicos, em regime de  autoprodução, apresenta-se vantajosa para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações e coletividades, uma vez que as mesmas apresentam uma ocupação permanente, durante todo o ano. Os sistemas fotovoltaicos contribuem, ainda, para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e para a descarbonização do concelho do Seixal.

A autoprodução de energia permite reduzir a fatura de eletricidade das instituições, sendo que o tempo de retorno do investimento é de cerca de 4 anos, variando de acordo com as características dos equipamentos a instalar.

As instituições interessadas deverão efetuar um pedido de visita prévia aos locais onde pretendam instalar os sistemas solares, através do preenchimento do formulário disponível no site da Câmara Municipal do Seixal (Serviços Online).

Mais esclarecimentos em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..