AMESEIXAL participa no programa HORIZON2020

AMESEIXAL participa no programa HORIZON2020

O Seixal tem um projeto para otimizar o consumo energético. A AMESEIXAL foi convidada a participar no projeto "Self-assessment Towards Optimization of Building Energy – SATO", do programa HORIZON 2020. O referido projeto, aprovado pela Comissão Europeia, iniciou a sua execução no dia 1 de outubro e tem a duração prevista de 36 meses.

O projeto SATO é liderado pela Faculdade de Ciências de Lisboa, com a colaboração de duas universidades europeias, dez empresas (quatro delas portuguesas) e duas Agências de energia (entre elas a AMESEIXAL). No concelho do Seixal, serão desenvolvidos dois projetos-piloto, um deles a acontecer no edifício dos Serviços Centrais da Autarquia e outro em 50 edifícios residenciais.

O projeto visa otimizar o desempenho energético dos edifícios, tanto residenciais como de serviços, incluindo os principais equipamentos consumidores de energia. Será desenvolvida uma plataforma de autoavaliação e otimização do consumo de energia, que integrará todos os equipamentos e dispositivos consumidores de energia. A referida plataforma pretenderá demonstrar como pode diminuir o consumo de energia, aumentando a flexibilidade do sistema e contribuindo para maior satisfação dos utentes.