Apresentação dos resultados do projeto PeddyApp

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade - edição de 2022, realizou-se no dia 28 de setembro, na escola básica Pedro Eanes Lobato, a apresentação dos resultados das duas primeiras edições da competição PeddyApp.

O número de pais que conduz os filhos à escola, utilizando o automóvel, tem vindo a aumentar ao longo das últimas décadas, contribuindo, deste modo, para a diminuição dos níveis de atividade física nos jovens, dificuldades de circulação do trânsito nas imediações da escola e níveis acrescidos de poluição ambiental. Neste sentido, o projeto PeddyApp tem como principal objetivo aliciar os jovens a mudar de hábitos de deslocação, efetuando o trajeto para a escola, ou para as suas diferentes atividades, a pé.

A aplicação PeddyApp, de utilização totalmente gratuita, desenvolvida nos sistemas operacionais Android e iOS, contabiliza, recorrendo à geo-localização, os quilómetros percorridos a pé pelos alunos e por todos os que adiram a esta iniciativa, convertendo os mesmos em pontos. O PeddyApp visa premiar os alunos com maior pontuação, bem como a escola com o maior somatório de pontos relativos à prestação dos seus alunos e dos outros membros da comunidade. Para participar na referida competição, é apenas necessário descarregar a aplicação PeddyApp e registar-se, concorrendo, deste modo, ao prémio individual e coletivo.

A 1ª edição da competição, na qual participaram, exclusivamente, alunos das escolas do concelho do Seixal, abrangeu mais de 3.000 jovens, num total de 14 escolas envolvidas, tendo sido percorridos mais de 15.000 km, numa distância equivalente à percorrida entre o Seixal e Goa, na Índia.

Já a 2ª edição da competição, que decorreu entre janeiro e abril de 2022, foi desenvolvida nos concelhos do Seixal, Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, com uma participação muito significativa dos alunos, com mais de 2 milhares de participantes. Nesta edição, foram percorridos mais de 24.000 km, num total de 39.058 percursos.

Foi ainda apresentada, aos alunos da escola básica Pedro Eanes Lobato, a 3ª edição da competição PeddyApp, que decorrerá entre 3 de janeiro de 2023 e 31 de março do mesmo ano, na qual voltarão a participar os alunos, do 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, dos concelhos do Seixal, Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo.