Trotinetes elétricas no concelho do Seixal

A Câmara Municipal do Seixal assinou um protocolo com a empresa BOLT, visando a instalação e operação de um sistema de trotinetes elétricas partilhadas. Deste modo, o concelho Seixal passou a dispor de cerca de 400 trotinetes elétricas, de uso partilhado, distribuídas pelas várias freguesias do concelho.

Esta foi mais uma medida criada no âmbito da estratégia de descarbonização preconizada para o concelho do Seixal, onde a micromobilidade assume um papel crucial. Sobre este projeto, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, afirmou que «o nosso município luta para a redução das emissões de carbono, apostando na sustentabilidade do território, através da mobilidade elétrica, sendo que este sistema partilhado de trotinetes, através de uma plataforma digital, permitirá dar uma importante resposta no planeamento da mobilidade no município, em alinhamento com o Plano de Mobilidade e Transportes do Concelho do Seixal». Joaquim Santos acrescentou, ainda, que «esta iniciativa vem também ao encontro do nosso estatuto de Smart City, ou Cidade Inteligente, uma iniciativa da Associação Nacional de Municípios à qual aderimos em 2016 e em que nos comprometemos a utilizar a tecnologia para a criação de melhores serviços públicos, melhor utilização dos recursos e menor impacto ambiental, projetando-se como uma cidade criativa e sustentável».

Para utilizar as trotinetes, o utilizador terá de ser maior de 18 anos e descarregar a aplicação da BOLT, disponível nas plataformas iOS e Android, no telemóvel. Para o efeito, terá ainda de associar à aplicação um cartão bancário, onde lhe será cobrado o valor final da viagem, calculado em função dos minutos de utilização, com o custo, à data, de 20 cêntimos por minuto.

As trotinetes encontram-se equipadas com localizadores GPS, que permitem visualizar no mapa da aplicação, os locais onde as mesmas se encontram, assim como indicar onde se pode parquear estes veículos no final da sua utilização.

Relativamente à utilização das trotinetes, antes sequer de pensar em carregar no acelerador, será essencial fazer uma verificação de segurança, no início de todas as viagens, ou seja:

- Verificar se os pneus têm pressão e não estão vazios;
- Certificar que os travões funcionam corretamente e não estão folgados;
- Verificar se o nível da bateria é suficiente para a viagem;
- Avaliar a resposta do botão do acelerador, garantindo de que se consegue acelerar;
- Garantir que dispõe de capacete, que pode proteger de lesões na cabeça, na eventualidade de uma queda.

Seguem alguns comportamentos, a ter e a evitar, no que diz respeito ao estacionamento das trotinetes:

A ter:

- Use as zonas de estacionamento pré-definidas - o mapa na App da BOLT mostra onde é possível estacionar;
- Baixe o descanso até ao limite para garantir que a trotinete fica estável e não cai;
- Deixe, sempre que possível, a trotinete num local acessível;
- Procure um local que não interfira com a circulação dos peões e que não obstrua passeios, rampas para cadeiras de rodas ou entradas de edifícios;
- Estacione numa superfície plana, para garantir a sua segurança e a do próximo passageiro;

A evitar:

- Bloquear passeios - cria obstáculos para os peões e pode representar um problema para quem tem problemas de mobilidade;
- Entrar em propriedade privada;
- Estacionar em paragens de autocarro - apesar de as trotinetes fazerem parte da rede ampla de transportes, isso não significa que possam ser bloqueados os acessos aos transportes públicos;
- Terminar a viagem perto de saídas de emergência;
- Abandonar a trotinete tombada no chão - os peões podem tropeçar.
Apresentam-se, em seguida, algumas regras de utilização, de carácter geral, relativas ao uso das trotinetes:
- Utilize capacete durante a viagem;
- Mantenha-se alerta no decurso da viagem, observando o trânsito que o rodeia;
- Não beba quando conduzir;
- Acate as regras de trânsito em vigor, respeitando todos os transeuntes;
- Não conduza no passeio, utilizando, sempre que possível, as ciclovias.
- Cada trotinete deverá apenas transportar 1 passageiro;
- Estacione de forma responsável e não bloqueie zonas de passagem;
- Deixe a trotinete junto de outras trotinetes, utilizando, sempre, o descanso.


Relativamente aos procedimentos em caso de acidente:

- O utilizador deve expor a situação, com o maior detalhe possível, em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;

- A utilização das trotinetes elétricas BOLT está coberta por seguro de responsabilidade civil e seguro de acidentes pessoais, cujos termos e condições devem ser consultados na App do Operador.

Para qualquer esclarecimento adicional poderá consultar a App ou utilizar o contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.