AMESEIXAL inaugura central fotovoltaica na Escola Básica da Quinta dos Franceses

No ano de 2023, a AMESEIXAL lançou uma iniciativa original de criação de uma Comunidade de Autoconsumo Coletivo, com investimento próprio da Agência.

Este investimento, feito ao abrigo do Decreto-Lei nº 15/2022, de 14 de janeiro, permite que consumidores, que se encontrem numa determinada proximidade geográfica, possam organizar-se, coletivamente, para produzir e consumir energia.

De realçar que, após 7 anos de exploração, a central irá reverter, sem qualquer encargo, para a Câmara Municipal do Seixal.

As vantagens das Comunidades de Autoconsumo Coletivo são inúmeras, a saber:
•    Permitem o aproveitamento da energia solar para produção de energia elétrica, contribuindo, desta forma, para o cumprimento, a nível local, dos objetivos do Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima;
•    Permitem a redução significativa da fatura de energia elétrica e das emissões de CO2;
•    Permitem uma previsão do preço do kWh produzido por um período de 25 anos de funcionamento da central, contrariamente ao que acontece com as tarifas de energia elétrica dos diversos comercializadores;
•    Permitem que o custo marginal do kWh produzido seja praticamente nulo, quando o investimento estiver amortizado, uma vez que o mesmo somente inclui as despesas de manutenção.

A central solar fotovoltaica, instalada na Escola Básica da Qta. dos Franceses, com um investimento total de 21.785 €, teve a responsabilidade da instalação pela empresa FIRSTRULE, sediada no concelho do Seixal.
 
A referida central, com uma potência instalada de 22,89 kWp, é composta por 42 painéis fotovoltaicos de 545 Wp, ocupando uma área de cerca de 108 m2. A mesma irá fornecer energia “verde” a diversos edifícios, da exclusiva responsabilidade da Câmara Municipal do Seixal e que se encontram nas proximidades deste estabelecimento de ensino.

Estima-se que a central possa produzir, anualmente, cerca de 34.300 kWh, sendo que grande parte desta energia será consumida na própria escola. Estima-se uma redução anual das emissões de CO2 de cerca de 15,92 toneladas. O período de retorno do investimento foi estimado em cerca de 4,3 anos.

Não sendo a AMESEIXAL uma entidade comercializadora de energia, na sua condição de Associação sem fins lucrativos, estabeleceu um Contrato Programa com a Câmara Municipal do Seixal. Este Contrato Programa estabelece que a AMESEIXAL receberá um montante anual, correspondente à venda da energia elétrica produzida, com um desconto de cerca de 30% relativamente ao custo médio do kWh pago pelo Município.

Este projeto piloto, original na medida em que estabelece uma parceria inovadora, beneficia, não só, a Câmara Municipal do Seixal, que reduz a sua fatura energética, assim como a AMESEIXAL, que diversifica as suas fontes de rendimento, contribuindo, deste modo, para uma maior sustentabilidade financeira da Agência.

A experiência acumulada no âmbito deste projeto piloto, a saldar-se positiva, poderá sustentar a criação de outras Comunidades de Autoconsumo Coletivo.

Seixal, 26-03-2024